segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Notícia 2

Universitários pedem exoneração de professor por manifestação racista no Espírito Santo

Estudantes realizaram protesto em frente à Ufes na capital Vitória

Alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) realizaram manifestação nesta quarta-feira pedindo a exoneração de um professor por ele ter dado uma declaração racista na última segunda-feira. Em uma aula do curso de Ciências Sociais, o professor Manoel Luiz Malaguti Barcellos Pancinha, que pertence ao Departamento de Economia, declarou que "detestaria ser atendido por um médico ou advogado negro". O fato, ocorrido durante debate sobre cotas raciais, causou revolta nos estudantes, que fizeram uma denúncia contra o professor por preconceito racial.

Nesta quarta-feira, cerca de 300 alunos participaram da manifestação em frente à universidade, na capital capixaba, Vitória. Caso não sejam atendidos na sua exigência de que Malaguti seja exonerado, os universitários ameaçam ocupar a reitoria. No protesto desta tarde, a Avenida Fernando Ferrari, em frente à Universidade, chegou a ficar fechada por 20 minutos.
A Ufes já se manifestou sobre o caso, dizendo que repudia qualquer tipo de ato racista, e suspendeu o docente. Uma sindicância irá apurar o ocorrido.
— A comissão vai reunir elementos para a abertura de um inquérito administrativo. O inquérito vai analisar, num prazo de até 90 dias, se houve infração tanto do ponto de vista do estatuto da universidade quanto da legislação do servidor público. A punição pode ir de uma advertência verbal à exoneração — disse o reitor Reinaldo Centoducatte, em entrevista coletiva nesta quarta-feira.
As informações são do site Gazeta Online e da página da Ufes.
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/11/universitarios-pedem-exoneracao-de-professor-por-manifestacao-racista-no-espirito-santo-4636648.html
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,justica-acolhe-denuncia-contra-torcedores-que-ofenderam-aranha,1585635

Nenhum comentário:

Postar um comentário